MENU

Blog tablet.com.br

GPS para tablets – Como funciona o GPS no tablet

 

 

GPS é o mesmo em qualquer dispositivo, seja tablet, smartphone, GPS para carro, etc…

Não existem vários tipos de GPS, GPS é um só “Global Positioning System“, que funciona por satélites. Obter uma resposta imediata não é fácil, depende de conseguir as conexões dos satélites, ou seja, quanto mais satélites alcançar maior será a precisão dos dados. Quando há interferências, pode ser um teto sobre você até um prédio mais alto fazendo sombra pra uma parte do céu, fica mais difícil obter resposta.

 

GPS Tablet

imagem: Robert Lehmann 


O sistema GPS funciona calculando o sinal que informa as horas, com altíssima precisão, junto com um código de qual satélite enviou aquele sinal. Assim ele recebe uma hora de um satélite e outra de outro, com isso ele sabe a distância que está dos dois e calcula onde você está.

Alguns tablets contam com o chamado AGPS, ou “GPS assistido”, é um sistema que é usado para acelerar a fixação de sua localização por GPS. Assim como o GPS usa a triangulação por satélites o a-GPS usa a combinação dos satélites com as antenas, triangulando o sinal das antenas da operadora.

Entendida as diferenças?!
GPS é por satélite e não faz parte do sistema operacional do Tablet. Ou seja, de nada adiantaria você ter dados brutos de GPS (latitude, lontgitude, velocidade vetorial e altitude) sem um Aplicativo GPS para Tablet para carregar mapas, endereços, localizações da rede (internet) e aí­ vão-se megas e mais megas, dependendo do uso até Gigas de dados pelo seu tablet. Mas claro que já solucionaram isso, existindo softwares off-line de boa qualidade, mas normalmente difí­ceis de instalar na internet. Já o A-GPS tem como princípio básico ajudar o sistema GPS.

Como são muitas opções boas não vou citar nomes de aplicativos, para Android você encontra no Android Market e para iOS na App Store.